Com funcionam os jogos em Blockchain?

Entenda como a tecnologia blockchain está impactando a indústria de jogos.

A tecnologia blockchain, desenvolvida inicialmente por Satoshi Nakamoto com a criação do Bitcoin (BTC), está transformando a indústria de jogos. Nos últimos anos, vimos a popularização desses games em blockchain, com alguns games movimentando bilhões.

A blockchain, ou timechain, como dizia o próprio Satoshi, pode ser definido como um registro de informações descentralizado projetado para ser imutável. Através de algum algoritmo de consenso, os participantes da rede chegam a um acordo sobre o estado final das transações, com os blocos da rede sendo adicionados constantemente.

A aplicação da tecnologia blockchain foi inicialmente a criação de um dinheiro nativo da internet, o Bitcoin. Com o passar dos anos, diversos casos de uso para a aplicação da tecnologia foram surgindo no mercado.

Blockchain nos jogos

A blockchain nos jogos está sendo principalmente utilizada para permitir a posse de ativos virtuais por parte dos jogadores. No passado, cada player não era dono de fato dos itens que possuía em sua conta.

Uma decisão arbitrária da empresa que comandava o jogo ou mesmo um hack no banco de dados poderia se tornar um problema para os jogadores.

Com a possibilidade de se guardar as moedas do jogo, bem como os NFTs e demais itens em uma carteira sob sua posse, este risco de perda por parte da empresa dona do jogo é eliminado.

A possibilidade de se negociar livremente esses ativos permite a criação de diversos mercados secundários para a negociação desses ativos.

O mercado de skins, personagens e contas já movimenta muito dinheiro mesmo sem a ajuda da tecnologia blockchain. Dessa forma, a integração dessa tecnologia só tende a acrescentar no desenvolvimento da indústria.